segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nota Biográfica - Joana Homem da Costa

Joana Homem da Costa nasceu no dia 11 de Março de 1981, no Funchal, na Região Autónoma da Madeira.
Completou o ensino secundário na Escola Secundária Jaime Moniz no ano de 1999, agrupamento 2, artes, variante engenharia. No mesmo ano ingressou no Instituto Superior Técnico no curso de Engenharia Civil, ramo de Planeamento, Transportes e Gestão, onde concluiu o Mestrado de Bolonha.
Pertencendo a uma família de docentes, principalmente ligados às letras, embora tal não tenha pesado na sua escolha académica, sempre esteve imersa e atenta às realidades inerentes à escrita.
Despertou para esta forma de observar e descrever a vida durante os longos passeios com o seu avô, professor de Português, Gustavo Caetano, vindo mais tarde a trabalhar ainda mais este desenvolvimento mental na psicoterapia. Todo o auto-conhecimento que desenvolveu lançou-a neste percurso de escrita que estava latente desde muito jovem.
Cresceu por entre livros e leituras. Da leitura à escrita foi um pequeno passo e, durante a faculdade, começou a escrever num blogue. “Alguns Anos Depois”, de sua autoria, criado em Abril de 2006, é o registo de um percurso de auto-descoberta e análise do mundo que a rodeia.
Em 2008, através da Chiado Editora, publica o livro "Alguns Anos Depois...", compilação de alguns textos publicados no seu blogue. O livro foi lançado em Lisboa e no Funchal em Outubro de 2008.
Em Lisboa foi apresentado pela Dr.ª Élia Gonçalves no espaço “Onda Jazz” e no Funchal pela Dr.ª Patrícia Lencastre na Fnac Madeira.
No passado ano de 2010 colaborou, com o texto “Capicua[s]”, no “Leituras Soltas 3”, projecto da Fnac Madeira e a editora O Liberal, que reúne textos de várias escritores madeirenses, sem fins lucrativos, sendo que a totalidade das suas receitas reverte a favor da AMI e do Rotary Club do Funchal.

Sem comentários:

Enviar um comentário