A actividade do CEHA para o ano de 2011 será subordinada a diversos ciclos temáticos que terão lugar às Quartas-feiras e, nalguns casos, à Sexta-feira. Por outro lado teremos todas as Sextas-feiras, pelas 21h, concertos a cargo dos alunos do Conservatório Escola de Artes da Madeira.
As actividades de debate e divulgação serão estruturadas em diversos ciclos temáticos, permitindo, alguns deles, a sua validação pela Direcção Regional de Educação para a formação dos Professores.
O presente programa radica numa visão cultural atenta ao devir, com sólidas fundações nos ensinamentos e no conhecimento do passado. O plano que agora apresentamos assim o indicia, reflectindo uma visão assente na cooperação inter-institucional, na investigação, na crítica, no testemunho [de carácter etnográfico], na criatividade, enfim, na vontade de concorrer para que a História do futuro se construa com contributos plurais, mas rigorosos.
O quadro conceptual subjacente a este programa situa-se, pois, no âmbito do valor cultural da investigação como capital de compreensão e de transformação dos contextos socio-culturais que são, por natureza, imprevisíveis, permeáveis, fragmentados.
Este plano teve em consideração - no quadro das propostas apresentadas - a disponibilidade dos seus responsáveis, a vontade em participar e contribuir, assim como a vontade de partilhar o estado ou o resultado das investigações, em curso ou já concluídas. As áreas fundamentais são: Artes: pintura, escultura, cinema e música; Ciência; Cultura; Globalização; História; Instituições; Insularidade; Literatura; Mobilidades e Património [Natural, Material e Imaterial].
O presente programa resulta de múltiplas reflexões internas e sugestões de diversas entidades e individualidades sobre o primeiro ano de actividade. Tendo em conta estas indicações foi elaborada uma programação capaz de atender a uma maior diversidade de públicos e temáticas.