sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Conferência "História Institucional e Política na Historiografia Madeirense (1985-2010)", por Ana Madalena Trigo de Sousa (24-01-2012; 17:00)


[Clicar na imagem para ver Convite]

Resumo

É propósito desta apresentação dar a conhecer, de uma forma sucinta, as principais obras dedicadas à história institucional e política realizadas pela historiografia madeirense entre os anos de 1985 e 2010-11. A designação historiografia madeirense é aplicada ao conjunto de trabalhos que têm por principal objecto de estudo as instituições, as conjunturas e os acontecimentos políticos ocorridos neste espaço insular. Assim, serão dadas a conhecer dissertações académicas e de investigação, publicação de fontes, colóquios e seminários realizados na Madeira, revistas de divulgação cultural e científica e demais livros editados sobre esta temática. Igualmente, procurar-se-á lançar novas perspectivas de investigação no domínio da história das instituições políticas da Madeira.


Nota Curricular

Ana Madalena Trigo de Sousa nasceu em Lisboa em 1969. É licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1992). Possui o grau de Mestre em História em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (Séculos XV-XVIII) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1997).
Foi Bolseira da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1994-1995). Em Agosto de 1995, ingressou como Estagiária de Investigação do Centro de Estudos de História do Atlântico, instituição presentemente sob a tutela da Secretaria Regional de Educação e Cultura. Em 2004 obteve aprovação por unanimidade, com distinção e louvor, nas provas públicas de acesso à categoria de Investigador Auxiliar, da Carreira de Investigação Cientifica, do CEHA, com a dissertação O Exercício do Poder Municipal na Madeira e Porto Santo na Época Pombalina e Pós-Pombalina. No âmbito das funções exercidas no CEHA, tem realizado trabalho de investigação no domínio da história da instituição municipal na Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário