sexta-feira, 27 de março de 2009

25 Anos do CEHA - Mudanças

O Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), criado em 1985 pelo Governo Regional da Madeira, para dedicar-se ao estudo comparado dos arquipélagos atlânticos da Macaronésia, tem desenvolvido nos últimos anos um conjunto significativo de actividades no sentido da promoção dos estudos destes arquipélagos, com especial destaque para as análises comparadas. Agora, a completar vinte e cinco anos de actividade, pretende-se dar um novo impulso à instituição alargando o espaço de intercâmbio e de debate às demais ilhas do mundo. Para além disso, a inauguração de um novo espaço físico de trabalho vai permitir uma maior intervenção e cooperação, ficando assim apto a receber investigadores nacionais e estrangeiros que pretendam realizar pesquisas entre nós.

Nesta nova fase da instituição pretendemos estabelecer convénios de cooperação com outras instituições e cooperar na realização de eventos e projectos de investigação que tenham as ilhas como referência fundamental. Deste modo entramos em contacto convosco, investigadores e académicos, no sentido de demonstrar a nossa disponibilidade em cooperar na pesquisa e divulgação dos estudos insulares.

De entre os projectos que estamos empenhados no presente momento, e relativamente aos quais gostaríamos de poder contar com a vossa colaboração, destacamos o primeiro numero do Anuário do Centro de Estudos de História do Atlântico, que será dedicado a repensar os Estudos Insulares; para além disso estamos preparando um Congresso sobre os Estudos Insulares a ter lugar de 26 a 30 de Julho do próximo ano, como forma de comemorar os 25 anos de actividade do CEHA a 30 de Julho de 2010. 

Sem comentários:

Enviar um comentário