segunda-feira, 22 de março de 2010

A Música na História da Madeira - Ciclo Musical e de Conferências (2)

«A Secretaria Regional de Educação e Cultura / DRE, no âmbito das comemorações dos 30 Anos do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), apresenta a segunda conferência do Ciclo “A Música na História da Madeira”. Esta conferência é dedicada a um dos temas mais fascinantes da história da música, na Madeira: “O Machete Madeirense do Século XIX”. O conferencista será o Dr. Manuel Morais, investigador-docente da Universidade de Évora e contará com a participação musical de alunos do GCEA, orientados pelo professor Roberto Moritz.
O repertório musical para este instrumento, vulgarmente conhecido na actualidade como braguinha, é uma das provas do génio de alguns músicos madeirenses do século XIX e é constituído por obras musicais de rara beleza, que espantaram os muitos estrangeiros que visitaram a Madeira no período oitocentista. Os relatos desses turistas realçam, várias vezes, a sua admiração pelo facto de um instrumento musical tão pequeno ter um efeito tão agradável. É por isso que, normalmente, se defende que o Machete Madeirense tem um aspecto enganador. O seu tamanho reduzido e aparência frágil escondem um potencial riquíssimo, que se constata, facilmente, após uma primeira audição das obras compostas para este instrumento, no século XIX.
Relembre-se que o Ciclo “A Música na História da Madeira” tem como um dos principais objectivos divulgar, em conferência, os resultados de investigações realizadas e permitir, simultaneamente, a audição ao vivo de alguns dos exemplos musicais recuperados nos últimos anos.
A conferência realiza-se às 18:00h, no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (Rua das Mercês, 8 – Funchal) e tem entrada livre.»

Paulo Esteireiro

Sem comentários:

Enviar um comentário