terça-feira, 9 de novembro de 2010

Resumo - Apresentação do Livro “O Desenvolvimento do Turismo na Ilha do Porto Santo – Avaliação de Impactes”, de Gilda Dantas

A Ilha do Porto Santo é um pequeno território periférico, escasso em recursos, a exemplo de muitas pequenas ilhas espalhadas pelos oceanos.
O desenvolvimento do turismo surgiu como uma oportunidade e um desafio para ultrapassar a situação de grande dependência externa e dar à população residente melhores condições de vida.
A construção do aeroporto e, mais tarde, o porto de abrigo veio permitir um grande desenvolvimento dos transportes aéreos e marítimos que se reflectiu num aumento de visitantes, ano após ano, e que implicou, por parte dos responsáveis políticos, da tomada de previdências relacionadas com a construção de infra-estruturas, de acordo com os Planos de Desenvolvimento Territorial.
O recurso a diversos indicadores permitiu detectar os impactos positivos e negativos do desenvolvimento do turismo no Porto Santo e veio possibilitar a identificação de estratégias de desenvolvimento que poderão ser seguidas tendo em consideração um desenvolvimento sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário