quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Convite - Conferência "A Obra de Fernão Ornelas vista pelo Re–Nhau–Nhau. 1935-1946", por Agostinho Lopes (16-11-2011; 18h00)

[Clicar na imagem para ver Convite]

Resumo

Após a consulta das Actas da Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Funchal dos anos de 1935 a 1946, podemos concluir que estes foram anos de intensa actividade camarária. Poucas administrações terão recolhido uma aprovação e um reconhecimento posteriores tão unânimes na história da Madeira.

A reformulação urbanística que a cidade sofreu nesta época, sob a presidência de Fernão Manuel de Ornelas Gonçalves, projectou o Funchal para uma nova época de modernidade e de progresso. As obras, nem sempre no interesse da maioria da população, foram surgindo aos poucos, tentando resgatar o Município do passado e projectá-lo no futuro, de acordo com a visão política e espírito de iniciativa dos seus responsáveis.

Todo o percurso de realizações, foi acompanhado pelo trimensário humorístico da praça funchalense, Re-Nhau-Nhau, que no início desconfiou das pretensões dos políticos, não lhe dando grande crédito e utilizando o seu jeito hábil de criticar para troçar de muitas das propostas. Com o passar dos tempos, as caricaturas que este humorístico ia publicando, tornaram-se numa forma bastante divertida de apoiar as iniciativas da edilidade funchalense. Apesar da crítica feroz que manteve sobre os variados assuntos, não deixou de perceber o alcance da obra que estava a ser realizada.

Este jornal é assim o testemunho humorístico de uma era de modernização da cidade do Funchal.

Sem comentários:

Enviar um comentário