terça-feira, 22 de novembro de 2011

Convite - Conferência "A pradaria de Cymodocea nodosa na costa sul da ilha da Madeira", por Ricardo Araújo (23-11-2011; 18h00)

[Clicar na imagem para ver Convite]

Resumo

As pradarias de fanerogâmicas marinhas são importantes para produção primária de todo o sistema litoral. Esta produção pode variar dependendo de muitos factores, como a densidade da pradaria, a zona geográfica ou de factores hidrológicos. Estas pradarias são um dos mais importantes habitats para vários organismos marinhos, que dependem destas em diferentes fases do seu ciclo de vida, naõ só para se alimentar como também para se abrigarem de enventuais predadores. É também neste tipo de biótopo que vivem durante todo o seu ciclo de vida alguns organismos, que servem de alimento a outras espécies. A importância biológica, ecológica e económica que as pradarias têm nos ecosistemas do litoral, está bem definida (Unesco 1983, Reports in Marine Science, 23).

Uma das espécies de fanerogâmicas que se encontra instalada na costa sul da ilha da Madeira, mais concretamente na área do futuro Eco-Parque Marinho do Funchal e que dão origem a estas pradarias é a Cymodocea nodosa. Estas representam um importante ecosistema para a manutenção da biodiversidade do litoral da ilha da Madeira.

No âmbito do Programa de Cooperação Transnacional, Madeira – Açores – Canárias 2007-2013 (PCT-MAC), o Museu de História Natural do Funchal e a Estação de Biologia Marinha do Funchal, em parceria com a Universidade da Madeira, estão a desenvolver um projecto não só de estudo de caracterização dos principais parâmetros ecológicos, bióticos e abióticos que caracterizam a pradaria existente no Eco-Parque Marinho do Funchal, como também a sua divulgação e importância ecológica da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário