segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Conferência "Um Machim Literário nos Enleios da História", por Marco Livramento (31-01-2012; 17:00)


[Clicar na imagem para ver Convite]


Nota Curricular

Marco Livramento nasceu no Funchal, a 3 de Outubro de 1980, cidade onde sempre viveu. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Universidade da Madeira, em 2003, e fez mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares, na Universidade Aberta, em 2009. Presentemente desenvolve alguns projectos na área da Literatura Portuguesa.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Concerto de Violino e Quarteto de Clarinetes (27-01-2012; 21:00)

[Clicar na imagem para ver Cartaz]


Programa


Concerto Nº 3 op.61 ...................................... Camille Saint-Saëns
1º andamento - Allegro non troppo

Alexandra Silva - 2º ano CPI
Acompanhamento ao Piano - Profª Iryna Kózina
Classe de Violino do Prof. Yuriy Kyrychenko


Presto da 1ª sonata em sol m ....................................... J. S. Bach

Capricho op.10 nº5 .............................................. H. Wieniawsky

Concerto em Mi m Op.64 ............................... Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Barthóldy
1º Andamento - Allegro molto appassionato

Filipe Abreu - 3º ano CPI
Acompanhamento ao Piano - Profª Iryna Kózina
Classe de Violino do Prof. Yuriy Kyrychenko


“Rhapsodie in Blue” ...................................................... Gershwin

“Quartet” ....................................................................... G. Jacob
Scherzetto .Pavane .Gopak

“Fado Amália” .............................. José Galhardo/Arr. A. Coelho

“Girl from Ipanema” .................................................. Tom Jobim

“Fligth of the Bumble Bee” .......................... N. Rimsky-Korsakov

“Canção do Mar” ................... Ferrer Trindade/Arr. Álvaro Jesus

“Tico Tico” .......................................................... Zequinha Abreu

Quarteto/Quinteto de clarinetes
Álvaro Jesus - P.I.
Valter Faria - 3º ano CPI
Francisco Ferreira - 3º ano CPI
Daniel Silva - 3º ano CPI
Emídio André Costa - 5º grau
Classe de conjunto do Prof. Emídio Costa

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Debate "Rumos da Emigração e Comunidades Madeirenses num Mundo Global" (26-01-2012; 19:00)


[Clicar na imagem para ver Convite]

No próximo dia 26 de Janeiro, o Centro de Estudos de História do Atlântico iniciará um ciclo de debates sobre temas de História e Cultura madeirenses. Pelas 19 horas, nas primeiras Quintas-Feiras de cada mês, haverá assim lugar a debates sobre essas áreas temáticas, sendo o primeiro intitulado “Rumos da Emigração e Comunidades Madeirenses num Mundo Global”, no qual haverá oportunidade do público presente testemunhar as suas experiências e conhecimentos, interpelando os promotores do debate após as intervenções destes.
Farão as primeiras intervenções os colaboradores do CEHA, Alberto Vieira, José Luís F. Sousa (Rumos da Emigração Madeirense até à I Guerra Mundial) e Emanuel Janes (Emigração Madeirense entre as duas Guerras e após a II Guerra Mundial – complementada com intervenções do Alberto Vieira), e Susana Caldeira (Emigração para o Hawaii), Directora do Centro Cultural John dos Passos. Contaremos com a participação de Gonçalo Nuno dos Santos, Director das Comunidades Madeirenses, que testemunhará sobre a situação actual da emigração madeirense e do seu desempenho e sucesso/insucesso na vida económica e sociopolítica no país de acolhimento.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Conferência "História Institucional e Política na Historiografia Madeirense (1985-2010)", por Ana Madalena Trigo de Sousa (24-01-2012; 17:00)


[Clicar na imagem para ver Convite]

Resumo

É propósito desta apresentação dar a conhecer, de uma forma sucinta, as principais obras dedicadas à história institucional e política realizadas pela historiografia madeirense entre os anos de 1985 e 2010-11. A designação historiografia madeirense é aplicada ao conjunto de trabalhos que têm por principal objecto de estudo as instituições, as conjunturas e os acontecimentos políticos ocorridos neste espaço insular. Assim, serão dadas a conhecer dissertações académicas e de investigação, publicação de fontes, colóquios e seminários realizados na Madeira, revistas de divulgação cultural e científica e demais livros editados sobre esta temática. Igualmente, procurar-se-á lançar novas perspectivas de investigação no domínio da história das instituições políticas da Madeira.


Nota Curricular

Ana Madalena Trigo de Sousa nasceu em Lisboa em 1969. É licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1992). Possui o grau de Mestre em História em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (Séculos XV-XVIII) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1997).
Foi Bolseira da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1994-1995). Em Agosto de 1995, ingressou como Estagiária de Investigação do Centro de Estudos de História do Atlântico, instituição presentemente sob a tutela da Secretaria Regional de Educação e Cultura. Em 2004 obteve aprovação por unanimidade, com distinção e louvor, nas provas públicas de acesso à categoria de Investigador Auxiliar, da Carreira de Investigação Cientifica, do CEHA, com a dissertação O Exercício do Poder Municipal na Madeira e Porto Santo na Época Pombalina e Pós-Pombalina. No âmbito das funções exercidas no CEHA, tem realizado trabalho de investigação no domínio da história da instituição municipal na Madeira.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Concerto de Trombone, Tuba e Eufónio (20-01-2012; 21:00)


[Clicar na imagem para ver Cartaz]

O Centro de Estudos de História do Atlântico, em colaboração com o Conservatório - Escola das Artes, apresenta o Concerto de Trombone, Tuba e Eufónio, com alunos do Curso Profissional de Instrumentista, no dia 20 de Janeiro de 2012, pelas 21H00, no Auditório do CEHA, na Rua das Mercês 8. A entrada é livre.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Conferência "Celebração dos 500 Anos da Diocese do Funchal", pelo P.e Marcos Gonçalves (18-01-2012; 18:00)

[Clicar na imagem para ver Convite]


Resumo

A Diocese do Funchal foi criada pelo Papa Leão X, no dia 12 de Junho de 1514, com a Bula Pro excellenti praeminentia. Em 2014 celebraremos os 500 Anos da criação da Diocese. Para isso, realizaremos um triénio de preparação rumo aos 500 Anos. Na conferência a realizar o padre Marcos Gonçalves apresentará todo o programa das celebrações, o lema, o logótipo, os objetivos e o caminho de três anos de preparação e renovação, rumo aos 500 Anos.


Nota Curricular

Padre Marcos Gonçalves tem 36 anos, nasceu em Caracas, Venezuela. Padre da Diocese do Funchal; ordenado sacerdote em 2003. Estudou no Seminário de S. Paulo em Almada e no Seminário dos Olivais em Lisboa. Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Mestrado e Doutoramento em Direito Canónico pela Universidade Gregoriana em Roma. Trabalhou na Congregação para as Causas dos Santos no Vaticano Em 2006 regressou ao Funchal e atualmente desempenha os seguintes serviços: é reitor da igreja do Colégio, Juiz do Tribunal Eclesiástico, Diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Funchal e Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional. Membro do Conselho Presbiteral e Conselho Episcopal.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Conferência "Terminologia Náutica Portuguesa - A Gíria Marinheira e o uso da metáfora", por Vítor Grácio (11-01-2012; 18:00)


[Clicar na imagem para ver Convite]


Resumo

A abordagem da conferência sobre Terminologia Náutica Portuguesa - A Gíria Marinheira e o uso da metáfora, versa um pequeno resumo sobre a criação do Projecto TermiNáutica, que teve como objectivo a construção de um corpus de especialidade das Ciências Náuticas em Português Europeu, dado o papel vanguardista que Portugal desempenhou nos Descobrimentos.
Serão abordadas as áreas que integram a língua de especialidade da náutica (o mar, o meio e o barco) relacionada com a vivência humana a bordo dos navios considerado um verdadeiro microcosmos. Far-se-á uma breve alusão a algumas obras linguísticas relacionadas com a construção e arquitectura navais bem como obras lexicográficas que abrangem os diversos domínios da náutica.
A conferência terminará com o registo e análise de diversas metáforas existentes na obra «Relação da viagem que do porto de Lisboa fizeram à Índia os Ill.mos e Ex.mos Senhores Marqueses de Távora» da autoria do dr. Francisco Raimundo de Morais Pereira, desembargador da Relação de Goa, impressa em 1752, obra que se encontra na Secção de Reservados da Biblioteca Central de Marinha sita em Lisboa.


Nota Curricular

– Vítor Manuel Loureiro Grácio
– 1974, Licenciatura em Ciências Militares Navais – Ramo de Administração Naval, pela Escola Naval
– 1981, Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa
– 1990 a 1996, Professor de História Naval na Escola Naval
– 1991 a 1996, Membro do Conselho Científico da Escola Naval
– 1993 a 1996, Professor de História Militar na Academia Militar
– 1993, Director de Instrução da Viagem de Cadetes do Curso Comodoro Cunha Aragão a bordo do Navio Escola Sagres
– 1995 a 2001, Foi responsável pela montagem de diversas exposições comemorativas do dia da Marinha, na Escola Naval e no Teatro Baltazar Dias, no Funchal, sobre diversos temas, designadamente:
“O Almirante Carlos Testa e a Escola Naval, na 2.ª metade do Séc. XIX;
Mostra Numismática e Medalhística em colaboração com a Imprensa Nacional Casa da Moeda e a Fundação das Comunicações “Navios e Navegadores dos Descobrimentos”;
“A Marinha e a Madeira, 1900-1950;
“A Farolagem da Madeira”;
“A Aviação Naval, Passado e Presente”.
– É membro da Academia de Marinha, Lisboa

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Conferência "A obra poética de José António Gonçalves", por Marco Gonçalves (04-01-2012; 18:00)


[Clicar na imagem para ver Convite]


Resumo

Uma incursão pela vasta obra poética do autor madeirense José António Gonçalves (n. e f. Funchal, Madeira, 1954-2005). Jornalista de profissão, foi cofundador e presidente da direção da Associação de Escritores da Madeira (AEM) e pertenceu aos quadros diretivos da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Escreveu centenas de textos poéticos, tendo assinado cerca de duas dezenas de livros. Fundou e orientou diversas coleções onde se incluem os mais variados nomes de destaque da literatura regional e nacional. Foi agraciado, a título póstumo, com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, a 10 de Junho de 2005.


Nota Curricular

Marco António Ferreira Gonçalves (n. St.ª Luzia, 10/01/1974) é Mestre em História e Cultura das Regiões, pela Universidade da Madeira e é licenciado pelo Instituto Superior de Arte e Design (ISAD) / Universidade da Madeira em artes plásticas, variante de pintura. Exerce funções docentes no ensino básico.