segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Conferência "Terminologia Náutica Portuguesa - A Gíria Marinheira e o uso da metáfora", por Vítor Grácio (11-01-2012; 18:00)


[Clicar na imagem para ver Convite]


Resumo

A abordagem da conferência sobre Terminologia Náutica Portuguesa - A Gíria Marinheira e o uso da metáfora, versa um pequeno resumo sobre a criação do Projecto TermiNáutica, que teve como objectivo a construção de um corpus de especialidade das Ciências Náuticas em Português Europeu, dado o papel vanguardista que Portugal desempenhou nos Descobrimentos.
Serão abordadas as áreas que integram a língua de especialidade da náutica (o mar, o meio e o barco) relacionada com a vivência humana a bordo dos navios considerado um verdadeiro microcosmos. Far-se-á uma breve alusão a algumas obras linguísticas relacionadas com a construção e arquitectura navais bem como obras lexicográficas que abrangem os diversos domínios da náutica.
A conferência terminará com o registo e análise de diversas metáforas existentes na obra «Relação da viagem que do porto de Lisboa fizeram à Índia os Ill.mos e Ex.mos Senhores Marqueses de Távora» da autoria do dr. Francisco Raimundo de Morais Pereira, desembargador da Relação de Goa, impressa em 1752, obra que se encontra na Secção de Reservados da Biblioteca Central de Marinha sita em Lisboa.


Nota Curricular

– Vítor Manuel Loureiro Grácio
– 1974, Licenciatura em Ciências Militares Navais – Ramo de Administração Naval, pela Escola Naval
– 1981, Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa
– 1990 a 1996, Professor de História Naval na Escola Naval
– 1991 a 1996, Membro do Conselho Científico da Escola Naval
– 1993 a 1996, Professor de História Militar na Academia Militar
– 1993, Director de Instrução da Viagem de Cadetes do Curso Comodoro Cunha Aragão a bordo do Navio Escola Sagres
– 1995 a 2001, Foi responsável pela montagem de diversas exposições comemorativas do dia da Marinha, na Escola Naval e no Teatro Baltazar Dias, no Funchal, sobre diversos temas, designadamente:
“O Almirante Carlos Testa e a Escola Naval, na 2.ª metade do Séc. XIX;
Mostra Numismática e Medalhística em colaboração com a Imprensa Nacional Casa da Moeda e a Fundação das Comunicações “Navios e Navegadores dos Descobrimentos”;
“A Marinha e a Madeira, 1900-1950;
“A Farolagem da Madeira”;
“A Aviação Naval, Passado e Presente”.
– É membro da Academia de Marinha, Lisboa

1 comentário: