quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Debate "Turismo Cultural" (01-03-2012; 19:00)

[Clicar na imagem para ver Convite]

Resumo

O termo Turismo Cultural designa uma modalidade de turismo cuja motivação da deslocação incide essencialmente no querer conhecer a cultura de outra região, nomeadamente o património edificado, música, festas culturais, folclore, gastronomia, exposições. Tem como foco essencial tudo o que é criação dos homens e mulheres de um determinado local, região, ilha ou país. O Turismo Cultural carateriza-se, assim, por um contato mais próximo com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se a experiência cultural.
Este tipo de turismo possui, cada vez mais, um reconhecido dinamismo. No caso português, a cultura, a história, os monumentos, a arquitetura, a gastronomia e as tradições e costumes garantem uma diversidade neste segmento do turismo. O Arquipélago da Madeira com as suas especificidades nos mais variados âmbitos, é um exemplo muito forte da identidade histórica, artística, ambiental e cultural. É caraterizada inegavelmente como um território de emoções e tradições, inspirando poemas e obras de arte. Tudo isto significa as inúmeras potencialidades que pode adquirir o turismo cultural.
O grande objetivo será refletir e levantar algumas questões e propostas no âmbito do Turismo Cultural: as ofertas da cidade do Funchal e da Madeira em geral; a revitalização de espaços históricos; o turismo gastronómico; a cultura nas suas dimensões mais variadas como a música, literatura e outras artes que podem captar novos turistas / um novo tipo de turismo no Arquipélago da Madeira. Ou seja, compreender melhor a interação entre turismo e cultura; turismo e a cidade e turismo e gastronomia.
Neste sentido, convidamos algumas figuras, que, pela sua experiência pessoal e profissional contribuem para uma reflexão sobre o tema: João Carlos Abreu, ex-secretário de Turismo e Cultura, Bruno Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal e ex-Diretor Regional do Turismo, e Maurício dos Santos, Maître de Hotel num cruzeiro da Oceania Cruises.

Sem comentários:

Enviar um comentário