segunda-feira, 9 de abril de 2012

Conferência "Os riscos naturais nas sociedades contemporâneas: [...] O caso do risco sísmico nos Açores", por Nuno Martins (10-04-2012; 17:00)

[Clicar na imagem para ver Convite]

Resumo

«Today, humans are playing too large a role in natural disasters
for us to go on calling them ‘natural’
»
Wijkman e Timberlake, (1984, cit in Hewitt, 1997)

Nas últimas décadas as sociedades contemporâneas têm sido confrontadas com o aumento da frequência e severidade dos desastres desencadeados por perigos naturais. Estes eventos cíclicos, encarados no passado como actos de Deus e mais recentemente enquanto manifestações incontroláveis da Natureza, são, porém, o resultado da complexa combinação entre as vulnerabilidades dos sistemas sociais com a perigosidade natural existente nos sistemas biogeofísicos. Nesta perspectiva, a identificação, hierarquização e avaliação da vulnerabilidade representa um passo decisivo rumo à redução do risco de desastre, permitindo assim, determinar os processos e factores que diminuem a capacidade dos indivíduos e/ou comunidades em lidar, resistir e recuperar das perturbações induzidas por desastres. O conceito de vulnerabilidade é, deste modo, a chave no reforço da resiliência de desastre. Esta apresentação versa exemplificar com recurso a dois modelos georreferenciados, as ferramentas e os instrumentos através do qual é possível construir a resiliência de desastre, tendo por base o conhecimento das vulnerabilidades socialmente construídas. Os Açores, cujo registo histórico de desastre é colateral aos cinco séculos de povoamento do arquipélago, são utilizados como caso de estudo, enfatizando, neste particular, o risco sísmico no concelho de Vila Franca do Campo (ilha de S. Miguel).

Nota Biobibliográfica

V. Nuno Martins é licenciado em Geografia Física pela Universidade de Lisboa (2004/2008). Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade Nova de Lisboa (2008/2010) com a apresentação da dissertação Avaliação da Vulnerabilidade Socioecológica ao Risco Sísmico no Concelho de Vila Franca do Campo (Açores) – Contributo para a construção de uma comunidade resiliente. Bolseiro de investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores tem investigado principalmente no ramo das ciências sociais aplicadas aos riscos naturais, em particular, nos domínios da vulnerabilidade social e da resiliência de desastre. Participou em encontros científicos nacionais e internacionais e publicou artigos nas revistas Natural Hazards e Journal of Coastal Conservation: Planning and Management, no qual abordou a gestão e a governação dos riscos naturais em Portugal e nos Açores. É co-autor do livro Domestic violence in the Azores Autonomous Region – Socio-criminal study (2010). Colabora no projecto da Comissão Europeia “As tendências demográficas e migratórias nas Regiões Ultraperiféricas (RUP): o impacto sobre a coesão económica, social e territorial”. Foi-lhe atribuída uma bolsa por parte da FLAD, para realização de estágio académico no Disaster Research Center da Universidade de Delaware, onde desenvolverá a proposta de doutoramento em Ciência e Gestão de Desastre.

Sem comentários:

Enviar um comentário