quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ciclo de Debates "As Artes na Madeira": Sessão I - Artes Visuais (12-04-2012; 19:00)

[Clicar na imagem para ver Convite, Descrição e Participantes]

Notas Biobliográficas dos Participantes

DUARTE ENCARNAÇÃO:
Duarte Encarnação é um artista visual e docente universitário, nascido no Funchal, em 1975.
Enquanto artista visual, a sua obra é geralmente pautada por questões especulativas, utópicas e projetuais, manifestadas através do desenho e de artefatos escultóricos/arquitetónicos.
Tem vindo a integrar várias exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro, entre as quais se destacam: Lonarte, projetos de Arte Pública, Calheta/Madeira (2010); Linha de Partida”, Centro das Artes (2009); Horizonte Móvel, uma perspetiva sobre as artes plásticas na Madeira entre 1960-2008, MAC, Funchal/Madeira (2008); ração para animais, MAC, Funchal/Madeira (2007); International contemporary youth film creation exhibition, Cheng Shiu University ArtCenter, Kaohsiung/Taiwan (2005); XXXI Prémio Bancaixa (Arte Digital), IVAM, Valência/Espanha (2003); Hybrid Spaces - Hybrid Acts, FOURNOS - Centre for Digital Culture, Atenas/Grécia (2003).
Em 1999, foi-lhe atribuído o 1º prémio de escultura, no I Concurso Regional de Artes Plásticas – Casa das Mudas.
Duarte Encarnação estudou Belas Artes em Valência e no Funchal. É Doutorado em Bellas Artes, programa de Artes Visuales e Intermedia, pela Universidad Politécnica de València, Espanha, Departamento de Escultura (2010). É ainda detentor do diploma de Estudios Avanzados(DEA) pelo mesmo centro de estudos (2005).
Atualmente exerce a docência em Arte e Design, com a categoria de Professor Auxiliar, no Centro de Competência de Arte e Humanidades da Universidade da Madeira. Desenvolve investigação sobre Arte Pública e Arquitetura.
+ info: http://www.arsreactiva.com/ e http://www3.uma.pt/dmfe/cv_duarte.pdf

NUNO SERRÃO:
Nuno Serrão é um designer e fotografo português.
O seu presente, nomeadamente a sua primeira exposição – Project Paperclip (www.discloseprojectpaperclip.com), reflecte o seu passado multidisciplinar. Esta é, porém, a sua primeira exposição a unir fotografia com realidade aumentada, através do uso de sonoridades reactivas processadas em tempo real através de uma aplicação para iPhone.
A intervenção de Nuno Serrão no universo das artes teve início nos anos 1990, como programador. Pouco tempo depois conheceu o design gráfico e, no início de 2000, desenvolvia já sites e aplicações em Macromédia Flash.
Actualmente interessa-se, de forma particular, pela área das artes interactivas, sobre a qual tem vindo a desenvolver pesquisa.
É proprietário, designer, produtor e director de arte, na agência criativa urbanistasdigitais . Paralelamente, é ainda coordenador da secção +cultura do programa Irreverência da RTP-M, e produz os eventos Incubadora Criativa, Cognitivopolis e em 2012 assume ainda a co-produção do festival de cinema documental Islands.Doc.
+ info: http://www.urbanistasdigitais.pt/
http://pt-br.facebook.com/incubadoracriativa
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?c_id=4&dif=tv&e_id&p_id=23099
http://www.centrodasartes.com/ver_espect%C3%A1culo_2011-1087.aspxPID=6381&News ID=409
http://www.urbanistasdigitais.pt/en/2011/06/17/cognitivopolis/

PATRÍCIA SUMARES:
Patrícia Sumares nasceu em 1969, no Jardim do Mar, concelho da Calheta – Madeira.
É licenciada em Artes Plásticas/Escultura pelo ISAD (Instituto Superior de Arte e Design da Madeira). Foi professora em várias escolas da região, tendo sido docente do Quadro da Escola Básica e Secundária da Calheta do 3º Ciclo/ Secundário e pertencendo, actualmente, ao quadro de docente da Escola Básica dos 1º, 2º, 3º Ciclos/PE Professor Francisco M. S. Barreto, na Fajã da Ovelha.
Enquanto artista visual, participou em várias exposições individuais e colectivas desde 1995, sendo que as suas ultimas intervenções artísticas se inscrevem naquilo que hoje se define como Arte Pública. Destacam-se, neste âmbito, os Projectos: Lonarte 11 - Calheta e Portas Abertas – Zona Velha do Funchal.
Desde 2008 é co-mentora e responsável pelo projecto da Galeria dos Prazeres, organizando exposições de artes plásticas, ateliers, visitas guiadas, conferências e cursos vários.
+ info: http://www.galeriadosprazeres.com/
http://galeriadosprazeres.blogspot.pt/
http://patriciasumHYPERLINK
http://patriciasumares.com/"aHYPERLINK
http://patriciasumares.com/"res.com/
http://patriciasumares.blogspot.pt/
http://phg-projecto.blogspot.pt/
http://projectovivaaartefajaovelha.blogspot.pt/

TERESA JARDIM:
Teresa Maria Gonçalves Jardim é Licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projectação Gráfica.
É professora de Artes Visuais, na Escola Secundária de Francisco Franco.
Enquanto artista visual, desde 1976, co-organizou e/ou participou em mais de meia centena de exposições colectivas, das quais se destacam: "Hortus Deliciarum", com Alice Sousa, Carmen e J. Manuel Gomes, no Teatro Municipal de Baltazar Dias, Funchal (2010); "Viagem ao Coração dos Pássaros", na Casa da Cultura de Câmara de Lobos (2009); "Conceito Estreito 2", no Centro Cívico de Câmara de Lobos (2009); "Horizonte Móvel – Artes Plásticas na Madeira 1960-2008", no Museu de Arte Contemporânea, Forte de São Tiago, Funchal (2008); "Conceito Estreito", na Casa da Cultura de Câmara de Lobos (2008); "O menino da sua mãe", na Casa da Cultura de Câmara de Lobos (2008);
Para além da participação em mostras colectivas, tem também exposto individualmente: "Eu vivo aqui", na Galeria da SRTC, Funchal (2001); "Jogos de Adivinhação", na Galeria da SRTC, Funchal (1997); "Porque te amo", na Galeria do ISAPM, Funchal (1984).
Teresa Jardim tem também participado na publicação de trabalhos interartes e multimédia, com poesia de sua autoria: Jogos Radicais, livro de poesia/fotografia (Lisboa: Assírio e Alvim. 2010); O canto dos poetas madeirenses, CD editado para assinalar o I aniversário da rádio TSF na Madeira e que reuniu cerca de uma dezena de poetas insulares, em registo de voz (Funchal: TSF/DRAC, 1999); Anjos de Areia, livro de poesia ilustrado por Lígia Gontardo (Funchal: DRAC, 1993).

Sem comentários:

Enviar um comentário