sexta-feira, 1 de junho de 2012

Conferência «Ilha do Porto Santo: Estância Singular de Saúde Natural", por João Baptista Pereira Silva (05-06-2012; 17:00)

 [Clicar na imagem para ver Convite]


Resumo

A ilha do Porto Santo do arquipélago da Madeira possui um conjunto de recursos naturais que vêm sendo estudados ao longo de vários anos e, cujas especificidades singulares sendo reveladoras de potenciais e efectivos impactes positivos na saúde humana. Tais factos, motivaram aos investigadores Celso Gomes e João Baptista, a atribuir ao Porto Santo a designação de Estância Singular de Saúde Natural e a coligir e divulgar num livro escrito em Português e Inglês os resultados dos estudos entretanto efectuados. Alguns desses recursos, caso da areia especial da excelente praia (ex-libris do Porto Santo) e da água de nascente da Fontinha, foram objecto de uso tradicional, mas empírico, ao longo de muitos anos, com reconhecidos benefícios na terapêutica de certas afecções de saúde. Os investigadores referidos, com a colaboração de outros cientistas de distintas áreas de saber, têm conduzido investigação multidisciplinar no sentido de encontrar argumentos de carácter técnico, científico e clínico justificativos do interesse terapêutico, não só dos recursos antes referidos mas, também de outros, igualmente singulares. A informação obtida, em parte já divulgada em reuniões científicas nacionais e internacionais, tem sido usada por empresários dos ramos da hotelaria e do turismo para o desenvolvimento de infra-estruturas (por exemplo, Centros de Geomedicina, Centros ou Resorts de Saúde Natural e Spas) e para programas de Turismo de Saúde, que têm tido a participação de pacientes oriundos, essencialmente, por ora, de países nórdicos (Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suíça e Suécia).
Desde 2006 que João Baptista com outros investigadores da Unidade de Investigação GeoBioTec da FCT, sedeada na Universidade de Aveiro, e do Centro de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, tem estado envolvido no desenvolvimento de formulações de dermofármacos e dermocosméticos, genuínos e diferenciadores, tendo por base areia carbonatada biogénica, argila do tipo bentonite, água do mar e água de nascente do Porto Santo.
A ilha do Porto Santo possui, igualmente, geosítios de características singulares e outro património natural deveras interessante, que têm sido estudados tendo em vista a sua integração em roteiros de turismo da natureza (ecoturismo e geoturismo). Este tipo de património, bem como o património construído, possibilitam a ocupação de boa parte dos tempos livres dos indivíduos participantes nos programas de Turismo de Saúde.
Na conferência será dado conhecimento do aproveitamento e aplicação dos recursos naturais do Porto Santo em Centros de Geomedicina, em Resorts de Saúde Natural e em SPAs.


Nota Curricular

João Baptista Pereira Silva. Licenciatura em Engenharia Geológica e  Doutoramento em Geociências na Universidade de Aveiro.
Autor de vários livros e artigos científicos.
Na qualidade de especialista em áreas e domínios das Ciências da Natureza conta com 153 comunicações apresentadas a nível regional, nacional e internacional.
É consultor técnico de diversas empresas ligadas à indústria extractiva e transformação de pedra natural, de geoengenharia e obras públicas e, unidades hoteleiras com Centros de Bem-estar (spas) e Clínicas de Geomedicina. É Director Técnico de várias obras de arte concebidas em pedra natural.
É o Director das empresas Madeira Rochas - Divulgações Científicas e Culturais e da EnGeoMad – Geoengenharia e Consultadoria, criadas em 1997 e em 2000, respectivamente.
Autor e apresentador das séries televisivas de divulgação científica e cultural “O tempo escrito nas rochas”, em 2007 e “Pedras que falam” no ano de 2011.
Desde 2003 até 2008 foi membro do Centro de Investigação “Minerais Industriais e Argilas” e a partir de 2008 é membro do Centro de Investigação GeoBioTec, sendo ambos os Centros da Fundação para a Ciência e Tecnologia, estando sedeados no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário