sexta-feira, 29 de junho de 2012

Conferência "Mar, Veleiros e os Novos Navegadores", por Leonel Martinho de Nóbrega (03-07-2012; 19:00)

 [Clicar na imagem para ver Convite]

Resumo

Breve enquadramento histórico dos Grandes Veleiros do Mundo e o singular património marítimo, o deslumbramento das vivências nas várias regatas dos tall ships, tipo de embarcações, milhares de raparigas e rapazes vindos de todas as latitudes do Mundo para uma aventura inesquecível, o desfile das tripulações nas cidades de acolhimento, os festivais naúticos com concertos, provas desportivas e animação para satisfazer todos os gostos, e desfiles navais de embarcações (muitas centenárias), o desafio de poder ir ao leme, subir ao mastro mais alto do veleiro, a aprendizagem sobre as mais variadas técnicas de navegação, conhecer novas pessoas, culturas e cidades, dando ênfase à regata dos The Tall Ships Races – 2012, que uma vez mais vem à capital de Portugal, de 19 a 22 de julho, p.f., uma organização da Sail Training International, centrando, também, as nossas raízes históricas de Ilhéus, que remontam há cerca de seis séculos – para a cidade do Funchal – com o seu marco na profunda ligação natural e humana com o Mar. 

Nota Curricular

Leonel Martinho de Nóbrega. Natural das Queimadas, Concelho de Santana, Madeira, nasceu em Novembro de 1946. Possui formação na área dos audiovisuais: Curso de Vídeo: “As Tecnologias audio-visuais na Formação” e “O Vídeo ao Serviço do Formador” - bem ainda nos domínio do Cinema - na qualidade de projeccionista.
Possui também formação na área da fotografia, tendo dedicado desde muito jovem, guiado por um sentimento de ILHÉU, ligado ao mar, olhando a linha do horizonte para contemplar o chegar e o partir dos navios, tendo também presente a grandiosa Epopeia dos Descobrimentos Marítimos Portugueses, dedicou-se com grande entusiasmo à recolha de material fotográfico temático – os grandes veleiros do mundo com particular incidência nos navios escola.
Assim, deslocou-se a várias latitudes do mundo, por ocasião de eventos comemorativos de âmbito internacional, designadamente: o “Bicentenário da Revolução Francesa” (1989); Grande Regata “COLOMBO/ 92”, (500 anos da Descoberta da América); “Regata do Ano do Infante D. Henrique” (1994); “Regata Vasco da Gama Memorial” (1998, comemorativo do 5º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, por ocasião da “EXPO 98”); “Regata BRASIL 500” (2000, Pedro Álvares Cabral, comemorativa dos 500 anos do achamento do Brasil); “Regata do Jubileu”, (2006, comemorativa do 50º aniversário da grande regata Cutty Sark); “Funchal 500 Tall Ships Regatta 2008”, comemorativa dos 500 anos da cidade capital da Região Autónoma da Madeira); e, muitas outras regatas internacionais, então denominadas: “CUTTY SARK” - hoje, TALL SHIPS RACES - de grandes veleiros do mundo, fotografando nos mais emblemáticos portos, a saber: Funchal, Lisboa, Porto, Aveiro e Portimão / Portugal, ; Rouen, Toulon, Saint-Malo e Brest / França; Cadiz, Alicante, Barcelona e Corunha / Espanha; Plymouth, Liverpool e Londres / Grã Bretanha; Nova Iorque e Boston / EUA; Antuérpia / Bélgica; Amesterdão / Holanda, entre outros.
Do grande espólio fotográfico temático, organizou várias exposições individuais, tendo, também participado em diversas mostras colectivas, referenciando apenas as individuais: “As Grandes Escolas do Mar” em julho/90, no Átrio doTeatro Municipal do Funchal; e, Casa do Povo da Boaventura em abril-maio/92; Salão Paroquial do Estreito de Câmara de Lobos em junho/92; no Porto Santo em agosto/92; novamente no Teatro Municipal Baltazar Dias, Salão Nobre, no âmbito das Comemorações do Dia da Região, em julho/93; na mesma data, mas no Átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias “De Paris a Nova Iorque”; No salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos “Viagens...” em dezembro/94; “Retratos do Mundo” no Curral das Freiras em junho/95; “O Navegador de Sagres” Escola Francisco Franco em março/95; Escola Básica e Sec. Pe. Manuel Álvares em outubro/95; Casa da Cultura de Santa Cruz de 5/fevereiro a 4/março/96; Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral em maio/96; na Casa da Cultura de Santa Cruz “150 anos – 150 colecções” exposição filatélica e fotográfica, para assinalar na Região os 150 anos de emissões filatélicas dos CTT-Correios de Portugal, de 17/outubro a 30/nov./2003; “Fábrica da Fantasia” exposição fotográfica e documental com o objectivo de homenagear duas figuras do Cinema Português – Virgílio Teixeira e Manoel de Oliveira, de 20/setembro a 10/nov/2002; “Funchal 500 Tall Ships Regatta 2008” de 14/janeiro a 5/fev./2008; no salão nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias “Tall Ships Race – Funchal 500 anos – Na Rota dos Grandes Veleiros” de 3 a 26/out./2008.
Ao longo das últimas duas décadas recebeu medalhas de ouro, prata e bronze e duas menções honrosas do Município do Funchal. Obteve o 47º lugar no concurso internacional de fotografia “Voile en Seine”, na cidade de Rouen/França, num conjunto de 3 600 trabalhos em mais de 400 fotógrafos. Tem fotos publicadas em revistas temáticas (nacionais e internacionais), e, em exibição, no Museu dos Transportes do Porto. Medalha de bronze Diário Notícias – revista/92 e de prata em 1995. Distinguido pelo Governo Regional da Madeira em dez./93 com o “Galardão Cultural”, pela recolha fotográfica temática de navios à vela de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário