segunda-feira, 19 de abril de 2010

Currículo - Luísa Marinho Antunes

Doutoramento em Literatura Comparada – Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Madeira (2004), com a apresentação da dissertação O romance histórico e José de Alencar, orientada pelo Prof. Fernando Cristóvão.
Mestrado em Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1995), com a apresentação da dissertação, orientada pela Profa. Teresa Amado, A doutrina da guerra na prosa historiográfica até ao século XV.
Lecciona na Universidade da Madeira desde 1994 cadeiras nas áreas da Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Estudos Literários, Estudos Lusófonos, Estudos Interculturais (mestrado).
Ainda que a primeira área de investigação se relacionasse com a Literatura Portuguesa Medieval, desde 1996 tem vindo a desenvolver estudos na área da Literatura Comparada e da Multiculturalidade, encontrando-se, neste momento, a trabalhar nas relações das literaturas e culturas europeias comparadas e nos estudos da lusofonia. Nesse âmbito, tem vindo a apresentar
comunicações e a publicar ensaios e artigos, dedicando-se, igualmente, à tradução de obras científicas (Prisma e Poliedros – Escritos de Antropologia das Artes, Daniela Marcheschi, Funchal: Atlântida, 2004) e de poesia (La Macchina Lirica – La Poesia di Herberto Hélder, Venezia: Edizione del Leone, 2006), tendo iniciado, em 2001, na revista italiana Kamen, a edição da obra poética de diversos autores com o respectivo tratamento crítico (Herberto Hélder, António Ramos Rosa, Vitorino Nemésio, Luís Carlos Patraquim).
Desde 2006, faz parte da Comissão Científica e Redactorial da revista Kamen – Rivista di Filosofia e Poesia. Em 2008, foi convidada pela Fondazione Nazionale Carlo Collodi (Lucca, Itália) como Conselheira Correspondente da Fundação. É igualmente membro da Comissão da Edição Nacional da obra Collodiana, a cargo da Academia Nacional Italiana das Letras.
É coordenadora do Projecto Internacional Multidisciplinar «Estudos sobre o Humor» e co-fundadora do Grupo de Estudos Lusófonos Avançados da Universidade da Madeira.
Foi Vice-Reitora para os Serviços Académicos da UMa, tendo sido Pró-Reitora para o Ensino/ Aprendizagem e Directora de Curso de Ciências da Cultura. Foi vice-presidente do SEG (Sel-Evaluation Group) no programa da avaliação externa da Universidade da Madeira realizado pela EUA (European University Assessment) (Janeiro 2007-Outubro 2008).
Membro da ACLUS (Associação de Cultura e Literaturas Lusófonas), da ALC (Associação de Literatura Comparada), do CLEPUL (FCT) (Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa), da Società Italiana di Onomastica (Universidade de Pisa) e do PRIPLAP-ERIMIT (Universidade de Rennes).

Sem comentários:

Enviar um comentário