segunda-feira, 12 de abril de 2010

Resumo - Conferência "A importância dos jardins como nicho turístico na Madeira", por Raimundo Quintal

O “Garden tourism” é um nicho de turismo especializado nas visitas a jardins botânicos, jardins históricos e a outros jardins com elevada fitodiversidade.
Na Ilha da Madeira, a partir de meados do século XVIII, nasceram Quintas, Parques e Jardins, que continuam a funcionar como espaços de aclimatação de mais de duas mil espécies oriundas de todos os continentes com excepção da Antárctida. Graças à qualidade paisagística e à excepcional riqueza florística constituem um importante nicho na oferta turística da Ilha da Madeira. A prová-lo estão os números das entradas pagas nos três jardins mais importantes, em 2008:
- Jardim Botânico – 327.605
- Jardim Tropical Monte Palace – 212.493
- Quinta do Palheiro Ferreiro – 43.485
As 583.583 visitas pagas a estes três jardins garantiram uma receita total de cerca de 3,5 milhões de euros.
Sabendo-se que em 2008 estiveram hospedados nos estabelecimentos hoteleiros da Madeira 1.013.281 turistas, é possível deduzir que 32,3% visitaram o Jardim Botânico, 21,0% o Jardim Tropical Monte Palace e 4,3% a Quinta do Palheiro Ferreiro.
Abril registou o maior número de visitantes no conjunto dos três jardins (71.083), seguindo-se os meses de Março (61.193) e Maio (59.538). Em Agosto foram registados 50.363 visitantes.
Agosto foi o mês com maior número de hóspedes (104.805), Maio o segundo (101.219) e Abril o terceiro (99.947), donde se conclui que os turistas que visitam a Madeira na Primavera, predominantemente da Europa Ocidental e Setentrional, procuram mais os jardins do que os turistas de Verão, vindos maioritariamente do Sul da Europa.
A maioria dos visitantes procura os jardins como espaços de prazer, fixando a atenção nas árvores monumentais, nos recantos mais atraentes e nas flores vistosas.
Uma faixa mais restrita escolhe o destino Madeira para aprofundar o saber em botânica, floricultura, jardinagem ou paisagismo. Nas visitas aos jardins, normalmente demoradas, recolhem informações sobre a identidade das espécies, regimes fenológicos, técnicas de multiplicação, adaptação às condições climáticas e edáficas, mostrando especial interesse pelas espécies tropicais e subtropicais.
Uma valência ainda embrionária no “Garden Tourism” relaciona-se com a implementação do conceito de “Hotel Botânico”. Para além do lazer no amplo jardim do hotel, o hóspede tem acesso a informação circunstanciada sobre a flora, pode consumir fruta, hortaliças, plantas aromáticas e medicinais, e até pode participar nas tarefas de conservação.
A Quinta Jardins do Lago e o Resort Vila Porto Mare são duas unidades hoteleiras em que já foram dados passos significativos na implementação do conceito de “Hotel Botânico”.
Palavras chave: Madeira; Fitodiversidade; Quintas; Parques; Jardins; “Garden Tourism”; Hotel Botânico.

Sem comentários:

Enviar um comentário