segunda-feira, 19 de abril de 2010

Resumo da obra "O Romance Histórico e José de Alencar. Contribuição para o Estudo da Lusofonia"

ANTUNES, Luísa Marinho, 2009, O Romance Histórico e José de Alencar. Contribuição para o Estudo da Lusofonia, Colecção TESES, n.º 3, Funchal, Centro de Estudos de História do Atlântico, 453 pp. [CR-ROM]

RESUMO
É na articulação da forma genológica do romance histórico com o seu entendimento por parte dos autores brasileiros, em especial José de Alencar, e com o papel que o género desempenhará na afirmação da diferença literária e estética da recente nação que se situa a temática deste livro. Parte-se, assim, do estudo do género, nas vertentes estéticas, literárias e linguísticas, mas também histórico-filosóficas e sociais, para a reflexão dos traços de continuidade, transformações e afastamentos em relação ao modelo europeu, das atitudes através das quais se identificam as singularidades do autor.
Através da consideração das várias facetas do romance histórico alencariano, perspectiva-se o seu papel na criação de uma nova tradição literária, que não rejeita as tradições existentes, mas repensa-as e trabalha-as de forma a criar o novo. Dada a grande unidade da obra alencariana, podem reconhecer-se várias dinâmicas que se completam e interligam entre si: uma particular concepção da história do país e da História, o amor à própria terra e aos seus valores, que alicerça a vontade de reflexão e intervenção no presente, a procura da originalidade literária e o apuramento de uma concepção da poética própria.
É no sentido da ponderação destes aspectos que este estudo se direcciona, partindo da definição do romance histórico e das razões do seu sucesso no século XIX, passando pela forma como no Brasil o género é recebido e pensado, para, através do estudo do programa de Alencar para a literatura brasileira e a análise do diálogo estabelecido com os escritores portugueses – principalmente Alexandre Herculano e Pinheiro Chagas –, se concentrar de forma mais particular na produção da novelística histórica alencariana. Finalmente, através de uma abordagem mais rigorosamente comparatista, perspectivam-se os textos alencarianos em relação aos romances de teor tropical de Chateaubriand (Atala), Almeida Garrett (Helena) e Pinheiro Chagas (A Virgem de Guaraciaba).
Palavras-chave: Romance Histórico, Romantismo, Literatura Portuguesa, Literatura Brasilera, José de Alencar.

Sem comentários:

Enviar um comentário