quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nota Biográfica - Francisco Santos

Francisco Miguel Azinhais Abreu dos Santos. Nascido a 6 de Maio de 1955, em Moçambique.
Casado, com uma filha, exerceu as funções de Secretário Regional da Educação do Governo Autónomo da Madeira, de 1992 a 2000, com a tutela dos sectores da Educação; Formação Profissional e Fundo Social Europeu; Ciência e Tecnologia e Desporto.
No plano académico, estudou Ciências Económico-Financeiras na Universidade de Moçambique; Educação Física e Desporto (com monografia em Gestão de Desporto) na Universidade Técnica de Lisboa e Ciência Política (tese sobre o Impacto das Políticas Europeias numa Região Ultra-Periférica) na Universidade de Bristol (Reino Unido).
Frequentou ainda cursos e acções de Pós Graduação na BLOSO (Bruxelas) e de Alta Direcção de Empresas na HEC (Paris), em Berkeley (E.U.A), no INSEAD (Fontainebleau) e na AESE (Lisboa).
Leccionou nos Ensinos Secundário e Superior (Universidade da Madeira), tendo, neste âmbito, sido eleito Representante das Universidades Portuguesas à Rede Europeia de Ciências do Desporto no biénio 1990/92.
Noutro plano, exerceu as funções de Presidente do Conselho Económico e Social da Madeira durante 4 anos, e de Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF) no triénio 2006/09.
Actualmente, para além de ser o Director - Delegado do Grupo BCP na Região Autónoma da Madeira, é ainda vogal dos Conselhos de Administração da SDEM (capital de risco) e da Vialitoral (concessão SCUT), bem como Presidente do Conselho de Administração da Servitrust (Management Services).
É membro da Sociedade Internacional para a História do Desporto e da Academia Olímpica Internacional, tendo sido Tesoureiro da Federação Internacional do Desporto para Todos.
Publicou e apresentou inúmeros trabalhos de cariz geral e científico em revistas de especialidade e orgãos de comunicação social, bem como em seminários e congressos, tendo editado os livros História da Cultura Lúdico-Desportiva da Madeira e No Centro do Losango – “Estórias” da Governação Madeirense, tendo participado ainda numa colectânea científica com o artigo “A Luta Canária na Sociedade Madeirense dos séculos XV e XVI (estrutura e função social)”.
No âmbito do Voluntariado Desportivo foi membro da Comissão Administrativa da Associação de Basquetebol do Funchal, Secretário Geral do Clube de Golfe do Santo da Serra (Madeira), e Presidente do Clube Naval do Funchal.
É membro honorário de vários Clubes Desportivos e de Casas da Madeira e foi agraciado com a Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa.

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    Penso ter encontrado, após ter lido
    este impressionante curriculum, o marido de uma grande amiga de infância - Ana Mafalda de Sampaio Palha da Silva.
    Se me enganei peço sinceramente que desculpe

    o atrevimento, se acertei peço-lhe que transmita à Mafalda que a France (partilhámos diariamente em Casais de Mem-Martins a nossa infância e princípio de juventude até à sua ida para Moçambique) lhe envia um grande beijo e que recorda com muitas saudades esses maravilhosos anos das nossas vidas.
    Muito obrigada
    France Dionísio

    ResponderEliminar