domingo, 4 de março de 2012

Conferência "As Mulheres na História", por Ana Paula Almeida (06-03-2012; 17:00)

[Clicar na imagem para ver Convite]

Resumo

“Considerada a mulher como ser inferior, dela quase nada se sabia: como pensava, como sentia a vida, como olhava o mundo que a cercava, ignorando-se que era portadora de capacidades intelectuais idênticas às capacidades do homem. No nosso século surge como autora de obras importantes, mas sem ter ainda conquistado o espaço em que se afirme como um pensar feminino e uma autonomia de reflexão sobre as questões filosóficas.”
Assim, pretende-se dar a conhecer, de forma breve, os espaços de intervenção da mulher ao longo dos tempos, a sua palavra, as suas funções sociais, os seus comportamentos “silenciados” pela história escrita por homens.

Nota Curricular

Licenciada em História e Ciências Sociais pela Universidade do Minho (1989/1994). Mestre em Arte e Património pela Universidade da Madeira (2006/2008) com apresentação da Dissertação Lugares e Pessoas do Cinema na Madeira – Apontamento para a História do Cinema na Madeira de 1897 a 1930. Professora do Quadro de Escola da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, Câmara de Lobos, onde leccionou História e esteve envolvida na Formação de Adultos. Dinamizadora do Projecto Equal – Agir para a Igualdade, tendo feito parte da coordenação regional do mesmo. Faz parte do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres. Encontra-se destacada no Centro de Estudos de História do Atlântico.

Sem comentários:

Enviar um comentário