sexta-feira, 21 de maio de 2010

Resumo - Conferência "História do Porto do Funchal", por José Luís de Sousa

Iniciaremos com uma resenha histórica desde o povoamento do arquipélago, passando pelas actividades económicas que fizeram da Madeira e da sua principal urbe um centro de exportação do açúcar, e mais tarde do vinho, servida pelo seu porto, com as condições de boa ancoragem, das necessidades de fortificação da sua costa, para protecção do comércio, das suas gentes e dos seus haveres.
Depois, pretende-se dar a conhecer as condições naturais da Baía do Funchal e a necessidade da criação de infra-estruturas portuárias. Por diversas razões, as obras de construção tardaram, contribuindo para um desenvolvimento que contrastava com o dinamismo do povo madeirense. Assim, transmitiremos as dificuldades que ditaram o subdesenvolvimento da Madeira e da sua economia, até o século XIX.
A par destes factores, compararemos a situação do porto do Funchal, com outros de arquipélagos vizinhos, bafejados por medidas governamentais que se manifestaram como impulsionadoras do seu desenvolvimento económico.
Considerando tudo isto, distinguiremos as duas primeiras fases do Porto do Funchal. A primeira, com a construção dum cais na Pontinha (Forte de São José), e, a segunda fase - o Porto de abrigo do Funchal - a ligação ao Ilhéu (Forte de Nossa Senhora da Conceição), onde foram evidentes as dificuldades, com as insuficiências técnicas para a execução da obra.
Nesta fase trataremos, também, das obras de construção da estrada da Pontinha e do cais da cidade, uma vez que fazem parte do mesmo projecto.
Na segunda parte, procuraremos encontrar os intervenientes e os elementos do estudo que contribuíram para a execução das obras (do que consideramos ser a terceira fase) de construção: o Porto artificial do Funchal. Assim, daremos a conhecer as peripécias de uma oposição que impediu que a execução das obras fosse atribuída a uma empresa estrangeira e analisaremos os vários estudos que, por falta de fundos do Estado Português, relegaram para segundo plano uma obra que era prioritária para o desenvolvimento da cidade do Funchal e vital para a economia da Madeira.
Em virtude de nos termos comprometido apresentar uma comunicação sobre «A História do Porto do Funchal (1910-1926)», integrada no Seminário de Outubro de 2010 denominado República e Republicanos na Madeira (1880-1926), ficaremos, nesta comunicação, pelo ano de 1910.

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