quarta-feira, 8 de julho de 2009

Futuras Publicações do CEHA - Resumos (3)

ANTUNES, Luísa Marinho, 2009, O Romance Histórico e José de Alencar. Contribuição para o Estudo da Lusofonia, Colecção TESES, n.º 3, Funchal, Centro de Estudos de História do Atlântico, 453 pp. [CR-ROM]

RESUMO
O Romance Histórico e José de Alencar. Contribuição para o Estudo da Lusofonia

É na articulação da forma genológica do romance histórico com o seu entendimento por parte dos autores brasileiros, em especial José de Alencar, e com o papel que o género desempenhará na afirmação da diferença literária e estética da recente nação que se situa a temática deste livro. Parte-se, assim, do estudo do género, nas vertentes estéticas, literárias e linguísticas, mas também histórico-filosóficas e sociais, para a reflexão dos traços de continuidade, transformações e afastamentos em relação ao modelo europeu, das atitudes através das quais se identificam as singularidades do autor.
Através da consideração das várias facetas do romance histórico alencariano, perspectiva-se o seu papel na criação de uma nova tradição literária, que não rejeita as tradições existentes, mas repensa-as e trabalha-as de forma a criar o novo. Dada a grande unidade da obra alencariana, podem reconhecer-se várias dinâmicas que se completam e interligam entre si: uma particular concepção da história do país e da História, o amor à própria terra e aos seus valores, que alicerça a vontade de reflexão e intervenção no presente, a procura da originalidade literária e o apuramento de uma concepção da poética própria.
É no sentido da ponderação destes aspectos que este estudo se direcciona, partindo da definição do romance histórico e das razões do seu sucesso no século XIX, passando pela forma como no Brasil o género é recebido e pensado, para, através do estudo do programa de Alencar para a literatura brasileira e a análise do diálogo estabelecido com os escritores portugueses – principalmente Alexandre Herculano e Pinheiro Chagas –, se concentrar de forma mais particular na produção da novelística histórica alencariana. Finalmente, através de uma abordagem mais rigorosamente comparatista, perspectivam-se os textos alencarianos em relação aos romances de teor tropical de Chateaubriand (Atala), Almeida Garrett (Helena) e Pinheiro Chagas (A Virgem de Guaraciaba).
Palavras-chave: Romance Histórico, Romantismo, Literatura Portuguesa, Literatura Brasilera, José de Alencar.

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ABSTRACT
The Historical Romance and José de Alencar. A Contribution to Lusophone Studies

The thematic of this book lies in the articulation between the form of the historical novel in the XIX century, its understanding by Brazilian authors, especially by José de Alencar, and its role in the consolidation of the aesthetic and literary difference sought by the new nation. The study of this particular literary gender, in its various aspects (literary, aesthetic, linguistics, but also historical, philosophical and social) is required to think and establish traces of continuity, transformation and distance from the European model that the authors make use to create singularity and originality.
It is through the consideration of the different forms of Alencar’s historical novel that it is possible to create a perspective of its contribution to the creation of a new literary tradition that, not refusing the existent ones, rethinks and re-elaborates them to create the new. Since Alencar’s work is characterized by unity, various dynamics that complete and interlink themselves can be recognised: a particular conception of the country’s history and of History itself, the devotion to his own land and its values that serve as a platform for the reflection an intervention in the present, the search for a literary originality and new poetics.
This study’s aim is to put in perspective all these aspects, from the definition of historical romance and the reason for its success in the XIX century, its reception in Brazil to Alencar’s program for the Brazilian literature. The importance of the dialogue with the Portuguese authors, especially Alexandre Herculano and Pinheiro Chagas, is necessary to understand the novel production of Alencar, which constitutes the major part of this study. Finally, by using a comparative approach, Alencar’s work is studied in relation with the novels of tropical thematic written in Europe by Chateaubriand (Atala), Almeida Garrett (Helena) and Pinheiro Chagas (A Virgem de Guaraciaba).
Keywords: Historical Novel, Romanticism, Portuguese Literature, Brazilian Literature, José de Alencar

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RÉSUMÉ
Le Romance Historique et José de Alencar. Contribution à L'Étude de la Lusofonie

La thématique de ce livre se situe dans l’articulation entre la forme généologique du roman historique et de sa perception chez les auteurs brésiliens, en particulier José de Alencar, et dans le rôle joué par ce genre littéraire dans l’afirmation d’une différence, à la fois littéraire et esthétique, dans la jeune nation, le Brésil. Ainsi, ce point de départ, à metrre en rapport avec les domaines tels que la littérature, l’esthétique, la linguistique, l’histoire, bien comme la philosophique et l’aspect social, nous conduit à réflechir aux traits de continuité, de transformations et d’éloignements par rapport au modèle européen, par lesquels il est possible d’identifier les singularités de l’auteur. 
Atravers les mulitples aspects du roman historique d’Alencar, il est possible d’envisager le rôle joué par son oeuvre dans la création d’une nouvelle tradition littéraire qui, sans refuser les traditions existentes, les travaille de façon à créer du nouveau. Etant donnée la grande unité de l’oeuvre d’Alencar, il est possible d’y observer différentes dynamiques qui se complètent et se lient entre elles: une conception particulière du pays et de l’Histoire, de l’amour voué au pays et à ses valeurs comme fondement de la volonté de réflexion et d’intervention dans le présent, ainsi que la recherche de l’originalité littéraire et la construction d’une conception de la poétique qui lui est propre.
Cette étude propose, en somme, une réflexion sur tous ces aspects, articulés et structurés. En partant de la définition du roman historique et des raisons de son succès au XIXème siècle et en passant par la réception du genre au Brésil, la façon dont il est reçu et representé pour, atravers le dialogue établit avec les écrivains portugais, en particulier Alexandre Herculano et Pinheiro Chagas, se concentrer sur la forme particulière de la production littéraire d’Alencar. Finalement, et dans une approche comparatiste, l’analyse s’oriente vers les rapports que l’on peut établir entre l’oeuvre d’Alencar et les romans à thématique tropicale de Chateaubriand (Atala), Almeida Garrett (Helena) e Pinheiro Chagas (A Virgem de Guaraciaba).
Mots clés: Roman Historique, Romantisme, Littérature Portugaise, Littérature Brésilienne, José de Alencar.

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RESUMEN
El Romance Historico y José De Alencar. Contribución al Estudio de la Lusofonia

La temática de este libro explora la articulación de la forma genológica de la novela histórica con su entendimiento por parte de autores brasileros, en especial José de Alencar, considerando el papel fundamental que el género asumirá en la afirmación de la diferencia literaria y estética de la reciente nación. Se procede a un estudio del género en sus vertientes estéticas, literarias lingüísticas, histórico-filosóficas y sociales para reflexionar sobre las marcas de continuidad, transformación y alejamiento en relación al modelo europeo e identificar las singularidades del autor.
A través del análisis de varias facetas de la novela histórica de Alencar, se pone de manifiesto su papel en la creación de una nueva tradición literaria, que no rechaza las tradiciones existentes, pero las repiensa y las trabaja para crear una nueva forma. Dada la gran unidad de la obra de Alencar, se pueden reconocer varias dinámicas que se complementan e se enlazan: una particular concepción de la historia del país y de la Historia, el amor de la propia tierra y los valores que fundamentan la voluntad de reflexión y la intervención en el presente, la búsqueda de la originalidad literaria y el afinar de una concepción de la poética propia.
Este estudio se propone un examen ponderado de estos aspectos, partiendo de la definición de la novela histórica y las razones de su éxito en el siglo XIX, considerando su recepción y el enfoque dado a este género en Brasil. Se desarrolla el análisis del modo como la poética de Alentar dialoga con escritores portugueses, principalmente Alexandre Herculano e Pinheiro Chagas, concentrándose, de forma más particular, en la producción novelística de Alencar. Finalmente, a través de una perspectiva más rigurosamente comparatista, se reconfiguran los textos de Alentar en relación a las novelas de tono tropical de Chateaubriand (Atala), Almeida Garrett (Helena) y Pinheiro Chagas (A Virgem de Guaraciaba).
Palabras clave: Novela histórica, Romanticismo, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, José de Alencar.

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