segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Breve História do CEHA

O Centro de Estudos de História do Atlântico, criado pelo decreto legislativo regional n.º 20/85, de 17 de Setembro, no âmbito da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, é uma instituição de investigação científica que tem por objectivo principal coordenar a investigação e promover a divulgação da História das Ilhas Atlânticas.
A presença e empenho dos arquipélagos atlânticos (Açores, Canárias, Cabo Verde e São Tomé) fez‑se, em termos institucionais, através de delegados ao Conselho Consultivo.
O projecto surgiu por empenho pessoal do Secretário Regional do Turismo e Cultura, João Carlos Abreu, sendo Alberto Vieira encarregado de proceder à sua instalação.
A partir da sua instalação definitiva a direcção do Centro foi assumida pelo Prof. Doutor Luís de Albuquerque, coadjuvado pelo Prof. Doutor Joel Serrão, Dr. José Pereira da Costa e Doutor Alberto Vieira. Após a morte do Prof. Doutor Luís de Albuquerque, em 1992, assumiu a presidência o Prof. Doutor Joel Serrão, que foi substituído em 1997 pelo Dr. José Pereira da Costa, que se manteve em funções até 2006. A partir de 1 de Novembro de 2008, Alberto Vieira, Investigador-coordenador da instituição, assumiu as funções de Presidente.

Alberto Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário