sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Projectos de Investigação do CEHA

Para o triénio de 2009 a 2011 teremos a continuidade de dois projectos de investigação e divulgação - História e Autonomia; História das Instituições e Finanças Públicas na Madeira - e o início de outros:
- O Mundo das Ilhas e as Ilhas do Mundo;
- História da Técnica;
- História da Ciência nas Ilhas - Madeira e Canárias. 1850-1950;
- História e Meio Ambiente - Refazendo a História;
- Mobilidade Humana - Arquipélago da Madeira;
- A Madeira no Século XX - Um Século pela Autonomia. 1901-2001.
Com os dois primeiros projectos pretende-se apenas dar continuidade às actividades já programadas, ajustando-as à nova situação. Todavia, a grande aposta será na conclusão do projecto sobre a História das Finanças, pelo que empenharemos toda a equipa de trabalho do CEHA e buscaremos outros elementos de fora para poderem colaborar na recolha da informação em falta e na análise dos dados e elaboração dos relatórios finais.
Os temas novos partem de uma necessidade de ajustar as linhas e directrizes de investigação do CEHA às novas realidades e desafios do presente momento. A evocação em 2010 do primeiro centenário da implantação da República parece ser o momento certo para uma reflexão sobre o século XX. Por outro lado as questões da mobilidade que as sociedades insulares colocam na actual conjuntura clamam pela necessidade de uma maior atenção e estudo.
A abertura a debates e estudos interdisciplinares conduz-nos à abertura de novas propostas temáticas que possa permitir a participação dos diversos ramos do conhecimento. Foi com este objectivo que retomámos o debate sobre as questões ecológicas, numa perspectiva histórica, como também das questões mais prementes de História da Ciência e da Técnica, explorando as principais virtualidades dos espaços insulares. A partir daqui pretende-se abrir um espaço de debate que congregue as várias correntes do conhecimento. Hoje dispomos de um conjunto vasto de meios que permitem esse debate e divulgação sem que o esforço financeiro seja elevado. Os desafios que as novas tecnologias nos colocam no campo do estudo, debate e divulgação do conhecimento encontram aqui resposta.
Alberto Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário